top of page
Foto do escritorRosa Mahara

ÓLEO DE ELEMI: A DICA CÍTRICA E PICANTE DOS SARCÓFAGOS, E MUITO MAIS!

Se ao sentir o perfume de incenso de elemi os seus pensamentos remetem apenas aos processos de embalsamamento e sarcófagos enterrados em túmulos antigos, você pode ter razão, mas você certamente está longe de conhecer todos os prazeres deste maravilhoso óleo, com suas notas picantes e cítricas que ele pode trazer para suas fragrâncias. O elemi tem sido usado por civilizações do Oriente durante séculos para pomadas e unguentos, mas foram os antigos egípcios os pioneiros em seu uso no processo de embalsamamento intrincado (junto do âmbar estoraque, terebentina, benjoim e outros materiais) para ajudar os corpos a manter sua secura e frescor ao longo dos séculos.

E seu espírito... Lore quis dizer que o elemi é derivado de um antigo deus tribal Africano cujo nome se traduz como "guardião do espírito!" Foi provavelmente o médico do século XVII, J.J Wecker, que popularizou as propriedades terapêuticas do elemi no Ocidente, contudo, usou-o para tratar também as feridas de soldados. Seu cheiro impactante ajudou a ganhar destaque também por razões estéticas.


usado para adicionar uma nota fresca aos perfumes lenhosos e picantes, a oleoresina do elemi é um ingrediente tradicional na fabricação de sabão e em numerosas colônias masculinas, enquanto seu óleo essencial é muito útil para massagens, congestão (muco claro) e produtos de fabricação artesanal ou de preparações para a pele, especialmente aqueles feitos para peles maduras ou enrugadas graças à proteína tensina, embora seu consumidor deva ser cauteloso para sempre diluí-lo em um óleo carreador. É também um analgésico, expectorante, tônico e antisséptico. No Extremo Oriente ainda é comum o uso do elemi para tratar a malária.

O Elemi tem efeito terapêutico sobre a psique, é um edificante e meditativo, trabalhando o equilíbrio, a paz e a serenidade. Devido à sua volatilidade média é geralmente usado como uma nota média.

Muito usada para acelerar a recuperação de lesões ósseas e pode ser acrescentado ao tratamento facial para dar firmeza à pele e melhorar a estrutura óssea do rosto, mas use-o também nos ossos dos quadris, tíbias e nos antebraços.

Vatta: diluir em óelo vegetal de gergelim

Pitta: diluir em óleo vegetal de coco

kapha: diluir em óleo vegetal de gergelim não tostado ou mostarda

* Não é recomendado o seu uso por grávidas ou crianças. Evitar o contacto com os olhos. Não usar óleo puro na pele (sempre diluído em um óleo vegetal)

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONGEE

Commentaires


bottom of page